sábado, 21 de dezembro de 2013

Imagine só...



Imagine só... se não houvesse o ser humano na Terra? Não existiria lixo, lixo esse que é conseqüência do que é consumido por nós.

O homem é um ser que vive para o consumo, passa em média mais de quatro horas em frente a televisão, absorvendo todo um discurso que o condiciona a um ciclo vicioso de trabalho para consumir marcas e contrair dívidas, para pagar dividas. Sendo que no final, percebe (se é que percebe) que acabou consumindo apenas uma fantasia.

Já é possível sentir os efeitos desse modelo doentio de sociedade, a relação dos homens com seus semelhantes se tornando distante e vazia em plena era das comunicações eletrônicas em rede. Mais vazia ainda sua relação com a natureza, pois é nela que é jogada as conseqüências desse consumo desenfreado. O que não nos serve mais, vai para o lixo, muitas vezes de forma inadequada e ainda fica poluindo o solo por milhões de anos.

Mas em meio a todo esse abuso, o planeta não é passivo, ao ser emitido clorofluocarboneto, metano, dióxido de carbono e outros gases poluentes no ar, a camada de ozônio é atingida, causando sua destruição por conta do acúmulo e dando entrada para os raios ultravioleta nocivos à Terra, aumentando a chance de câncer de pele, sem falar no desequilíbrio do clima com o aumento do efeito estufa, que causa o derretimento das geleiras polares e conseqüentemente a inundação dos territórios.

Na medida em que não preservamos a biodiversidade, o planeta e o que ele tem a nos oferecer colocamos em risco a nossa própria existência na Terra. Por que o problema não é não tirar, e sim a exploração desmedida que o homem faz desses recursos naturais, sem consciência nenhuma do que venha a ser sustentabilidade.

Com o aumento da utilização dos combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, a concentração de dióxido de carbono duplicou em cem anos, ele começou a se proliferar demais, elevando a temperatura global, somando com a destruição das florestas, que em condições naturais elas regulam a temperatura, os ventos e os níveis de chuva em diversas regiões. Menos florestas, mais alta a temperatura no planeta.

E como se não bastasse tirar, o homem também polui o solo, a água, a atmosfera, trafica fauna e flora, introduz espécies em ambientes que não são naturais deles, caça e pesca ilegalmente... e as conseqüências são uma perda da qualidade de vida, muitas vezes irreparável.

A natureza é para estar disponível para satisfazer nossas necessidades básicas e não refém/vítima do crescimento econômico. Em primeiro lugar devemos colocar o bem estar de todos, a vida das pessoas, dos animais e do próprio planeta. Investir na melhoria das condições de vida e preservar as fontes de energia, ar, água e tudo aquilo indispensável para o equilíbrio ambiental, dando tempo para o planeta respirar/renovar seus recursos naturais, tudo isso é indispensável se quisermos continuar vivendo neste planeta.


Ana Karoline Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário